CEPED UERJ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GÊNERO: FERRAMENTAS TEÓRICO E PRÁTICAS EM PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS E TEORIA CRÍTICA DO DIREITO

Apresentação

Este curso tem por objetivo conferir aos profissionais das mais diversas áreas de atuação uma ampla compreensão sobre as  relações étnico-raciais e de gênero no Brasil. Por meio desses dois grandes campos, somado à teoria crítica do direito, o que se busca é possibilitar que os temas abordados sirvam de base para a interpretação das relações sociais brasileiras e da sua arquitetura legal e institucional, bem como possam contribuir para a implementação de práticas e políticas que considerem o enfrentamento ao racismo e ao sexismo em todas as suas ações.  Interessa refletir acerca das contribuições dogmáticas para a defesa dos direitos humanos e das lutas sociais a partir do enfrentamento ao racismo e ao sexismo, no interior do Estado Democrático de Direito. Por meio de módulos que conjuguem saberes teóricos e práticos, serão realizados estudos que percorram as lutas sociais, as políticas públicas e o litígio doméstico e internacional, através de perspectivas emancipatórias nas áreas centrais desse curso: relações étnico-raciais, gênero e teoria crítica do direito.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Direito e graduados nas áreas de Ciências Humanas ou Ciências Sociais.

COORDENADORAS

coordenadorAs

  • Profª Ana Míria Carvalho Carinhanha

    Mediadora, Artista e Advogada, Doutoranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais e Jurídicas no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal  Fluminense, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia (GPCRIM - UEFS/UNEB), no grupo de Pesquisa em Sexualidade, Direito e Democracia (SDD-UFF) e no grupo de Pesquisa Anastácia Bantu (UFF).

    Profª Ana Míria Carvalho Carinhanha
  • Coordenadora Geral

    Profª Bethânia de Albuquerque Assy

    Mestrado em Filosofia Política e Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestrado em Filosofia pela New School for Social Research, NY-USA (1998), Doutorado em Filosofia pela New School for Social Research, NY-USA (2003). Pós-Doutorado na Birkbeck Law School, London University. Coordenadora Adjunta da Cátedra UNESCO (PUC-RIO): Direitos Humanos: Violência, Governo e Governança. Professora do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Profª Bethânia de Albuquerque Assy
  • Coordenadora Geral

    Profª Ivanilda Figueiredo

    Professora Adjunta de Direito e Pensamento Político e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Assessora Parlamentar na Câmara dos Deputados. É Doutora em Direito Constitucional pela PUC-RIO, Mestre em Direito Constitucional pela Ufpe e Advogada licenciada pela OAB/RJ. Coordena a URDIR (Universidade, Resistência e Direitos Humanos), Núcleo de Direitos Humanos em Ensino, Pesquisa e Extensão da Uerj.

    Profª Ivanilda Figueiredo
  • Profª Roberta Eugênio

    Advogada formada pela Uerj e Mestre em Direito pela Ufrj. Membro do Instituto Alziras, atua nos temas das desigualdades de raça e gênero e política, violência política de gênero e relações étnico raciais.

    Profª Roberta Eugênio

    CORPO DOCENTE*

    *Sujeito à disponibilidade de agenda.

    disciplinas e ementas

    PROGRAMAÇÃO PREVISTA

    Carga Horária360 horas-aula
    Duração18 meses
    HorárioA definir
    Dias da SemanaA definir
    ValoresR$ 18.000,00 (dezoito mil reais) podendo ser pago em uma única parcela com desconto de 10%; ou em opção parceladas em 18 (dezoito) meses.
    Política de DescontosOs pagamentos à vista ou parcelados podem ser beneficiários dos seguintes descontos: 10% Servidor Público (Municipal, Estadual, Federal) e dependentes diretos (Mãe, Pai, Filhos e cônjuges); 20% Ex-Alunos da UERJ (Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu| Stricto Sensu).
    Taxa de InscriçãoR$25,00
    Pular para o conteúdo