Quem Somos

O Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito - CEPED é um órgão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diretamente subordinado à Reitoria, nos termos do art. 108 do Regimento Geral da UERJ, e vinculado à Faculdade de Direito, sendo dotado de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira. O CEPED foi criado em 1966, e atualmente é dirigido pelo Prof. José Maria Machado Gomes.

O CEPED tem por finalidade promover estudos, publicações e pesquisas para o aperfeiçoamento do direito, realizar cursos especiais de pós-graduação, promover intercâmbio com Universidades; prestar no campo do direito e políticas públicas consultoria e assessoria técnica a entidades públicas e privadas mediante convênio de prestação de serviços, desenvolver projetos e programas de políticas públicas e estabelecer vínculos institucionais com organismos nacionais e estrangeiros de objetivos análogos.

O CEPED, como órgão vinculado à Faculdade de Direito da UERJ, conta em suas atividades de pesquisa, consultoria e assistência técnica com o corpo docente desta Faculdade, organizado em carreira, com seus cargos providos mediante concurso público, sendo a expressiva maioria deste corpo docente composta de mestres, livre-docentes e doutores. A Faculdade de Direito da UERJ tem um invejável quadro de professores altamente capacitados – requisitados em todo o País – nas áreas de Direito Constitucional, Civil, Administrativo, Trabalhista, Tributário, Internacional, Meio-Ambiente, Relações de Consumo, Penal, Processual Civil, dentre outros ramos. Poucas instituições congregam tantos profissionais desse nível.

| alto da página |