Oratória para Advogados: Eloquência, Argumentação e Marketing Jurídico

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Informações Básicas

Carga Horária Total 24 horas

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Público Alvo

Alunos com segundo grau completo.
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Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – Oratória e Eloqüência
UNIDADE 2 – O medo das apresentações em público
UNIDADE 3 – Preparação e cuidados do orador
3.1 – Não decorar ou ler as apresentações;
3.2 – Domínio do assunto;
3.3 – Determinação do tipo de público;
3.4 – Conhecer o previamente o local da exposição;
3.5 – Adequação ao tempo disponível;
3.6 – Domínio de vocabulário e regras gramaticais;
UNIDADE 4 – Durante a exposição
4.1 – Falando em pé e falando sentado;
4.2 – A técnica do silêncio;
4.3 – Agindo com naturalidade;
4.4 – Superando a tensão inicial;
4.5 – “Desarmando os espíritos”;
4.6 – Como olhar para a platéia;
4.7 – Cuidados com o microfone;
4.8 – Teoria da amplificação;
4.9 – Estimulando a participação do público;
4.10 – A lógica do discurso;
UNIDADE 5 – Teoria da argumentação e argumentação sob pressão
UNIDADE 6 – Técnicas adequadas para a conclusão do discurso
UNIDADE 7 – Detectando a aprovação e a reprovação do público
UNIDADE 8 - A voz como instrumento de trabalho
UNIDADE 9 – O aparelho fonador
9.1 – Ressonadores;
9.2 – Laringe;
9.3 – Músculos, diafragma;
9.4 – Articuladores da fala;
UNIDADE 10 – Diferença entre fala, voz e linguagem
UNIDADE 11 – Abuso vocal
UNIDADE 12 – Fatores de risco
UNIDADE 13 – Laringe/cordas vocais
UNIDADE 14 – Lesões na laringe por abuso vocal
UNIDADE 15 – Cuidados – higiene vocal (hidratação e etc...)
UNIDADE 16 – Voz e as sensações
16.1 – Prosódia da fala;
16.2 – A respiração;
16.3 – Uso das pausas;
16.4 – Velocidade da voz;
16.5 – Intensidade da voz;
16.6 – Entonação;
16.7 – Palavra de valor;
16.8 – Expressividade;
16.9 – Articulação e pronúncia;
16.10 – Ritmo;
16.11 – Curvas de intensidade;
16.12 – Projeção da voz;
16.13 – Ressonância;
16.14 – Expressão facial;
16.15 – Máscaras faciais (músculos, nervos e função);
16.16 – Aquecimento e desaquecimento da voz;
UNIDADE 17 – Jogos dramáticos e improvisação
UNIDADE 18 – Sensibilização através dos sentidos
UNIDADE 19 – Adequação da expressão máxima dos estados para desenvolver o poder de persuação
UNIDADE 20 – Improvisação objetivando a conscientização espacial (onde) a adequação da comunicação aos diferentes públicos (quem) e a criatividade (o que)
UNIDADE 21 – Definição e compreensão do Marketing Jurídico
UNIDADE 22 – O conceito de concorrência e o diferencial competitivo
UNIDADE 23 – Marca
UNIDADE 24 – Características da prestação dos serviços jurídicos e planejamento estratégico

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Corpo Docente

Professores:
Telson Pires
- advogado, coordenador de extensão na UniverCidade e professor universitário.
Nina Vitória - fonoaudióloga do município do Rio de Janeiro.
Anna Bello - atriz e professora de artes cênicas.
André Portes - administrador de empresas e especialista em gestão estratégica
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Objetivos

Estimular estudantes e profissionais do Direito a desenvolver o seu potencial de comunicação, conscientizando-os de que a fala com segurança, desinibição, boa postura, boa dicção e argumentação inteligente são fundamentais no discurso jurídico. Demonstrar aos participantes que a oratória é uma importante ferramenta de marketing jurídico.
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